Alimentação saudável
Dieta do ovo cozido
O que é a dieta do ovo cozido?
A dieta do ovo cozido tem atraído diversos adeptos. Essencialmente, ela é baseada no consumo de um ovo cozido antes das principais refeições diárias como café da manhã, almoço e jantar. O intuito da dieta do ovo é promover a saciedade e reduzir o consumo de calorias durante a refeição seguinte, levando ao emagrecimento.
Como funciona?
Além do consumo de ovo nas refeições outros grupos vegetais também podem ser incluídos na dieta do ovo.
-
Vegetais folhosos (verde-claro e escuros, bem como legumes crus e cozidos). Estes alimentos ajudam a garantir a saciedade
-
Uma sugestão rica em nutrientes e vitaminas é, consumir as frutas com casca e bagaço
-
Proteínas como peixes, carnes vermelhas ajudam a manter uma maior variedade alimentar (o ideal é consumir esses alimentos ao menos duas vezes por semana)
-
Os laticínios, como leite, queijos e iogurtes - na forma desnatada e sem adição de açúcar - também são boas fontes de proteínas
-
O consumo de cereais, grãos e pães integrais também auxilia a obter saciedade
-
Oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) são fontes de gorduras "boas"
Vantagens
Gema:
-
Fonte de vitamina D
-
Rica em vitamina A
-
Rica em vitaminas do complexo B
-
Possui gordura boa para o corpo
Clara:
-
Rica em proteínas
-
Facilmente digerida
-
Favorece o ganho de massa magra
-
Ajuda na recuperação muscular
Desvantagens
Alguns estudos sugerem uma associação de risco entre o consumo de ovo e pacientes diabéticos. Outros sugerem exatamente o contrário. Portanto, é interessante que portadores da doença conversem com seu médico sobre ingerir o alimento. Pessoas com colesterol elevado também devem consultar o médico sobre o consumo do ovo.
Pacientes que possuem insuficiência renal, insuficiência hepática, osteoporose, osteopenia também devem consultar o médico para seguir uma alimentação adequada. A dieta do ovo cozido não é recomendada para gestantes e crianças.