Alimentação saudável
mel
Benefícios :
-
Bom para dor de garganta
-
Bom para problemas respiratórios
-
Bom para o intestino
-
Bom para pele
-
Ação antioxidante
-
Diminui os riscos de infecção urinária
-
Melhora o sono e ajuda a relaxar.
Maleficios
O mel não deve ser consumido por crianças menores de um ano. Isto porque o alimento pode ter Clostridium botulunum, bactéria causadora do botulismo.
A doença pode causar problemas de saúde sérios como visão dupla e embaçada, fotofobia, tonturas, boca seca, constipação, comprometimento do sistema nervoso (dificuldades para engolir, falar, se mover) e comprometimento dos músculos respiratórios.
Esta quantidade de bactéria pode ser prejudicial para crianças com menos de um ano porque elas não possuem a microbiota completamente formada. Para os adultos saudáveis esta quantidade de Clostridium botulunum não é prejudicial.
Além disso, ele não é recomendado para pessoas que possuem diabetes. Isto porque este alimento rico em açúcar pode levar a picos de glicemia no organismo.
Grávidas também devem ficar atentas a este alimento e procurar incluí-lo em uma dieta saudável, a fim de evitar o risco de diabetes gestacional.
Riscos do consumo excessivo de mel
Como o mel é muito calórico e rico em açúcar o consumo em excesso pode causar o ganho de peso.
Além disso, grandes quantidades de mel, assim como o açúcar, podem elevar os níveis de glicose no sangue rapidamente, fazendo com que os níveis de insulina aumentem e consequentemente a longo prazo isso pode levar a resistência à insulina que favorece o diabetes tipo 2.